
Publicações Online
Acompanhe aqui todos os destaques sobre a Ordem de São Nuno de Santa Maria publicados por diversos jornais digitais, assim como outras publicações que, directa ou indirectamente digam respeito ao Santo Condestável.


Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria - Almoço Dia de Reis
Jornal Online Vila de Rei
No passado dia 11 de Janeiro, a Ordem Dinástica de S. Nuno de Santa Maria celebrou mais um almoço informal evocativo do Dia de Reis.
O Fado esteve presente, acompanhado do inconfundível som da guitarra portuguesa.
Acorreram 20 pessoas entre membros e convidados, que mantiveram um alegre e são convívio entre todos.
Após o almoço, dois jovens universitários brindaram os convivas com uma fantástica sessão de fado, na qual participaram inclusivamente alguns membros da Ordem, que, cantando, deram o seu excelente e bem disposto contributo para uma tarde muito bem passada...
No final foi oferecido a todos uma garrafa de vinho com rótulo da Ordem, por iniciativa do Grão-Mestre Sr. D. Pedro Duque de Loulé, e do Cavaleiro Dinástico Joaquim Vitorino.



Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria - Cerimónia de Investidura
Jornal Online Vila de Rei
Celebrou-se no passado dia 02 de Novembro, mais uma cerimónia de entronização de novos Cavaleiros, pela Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria. O evento teve lugar na bonita Capela da Nossa Senhora dos Remédios, em Vila Nova da Barquinha, e a Liturgia como sempre, foi celebrada pelo Capelão-Mor da Ordem, Rev. Pe. Delmar Barreiros, desta vez acolitado pelo Padre da Paróquia Rev. Pe. Luciano, a quem a Ordem agradece o empenho e a disponibilidade.
Nesta cerimónia, foram efectuadas duas investiduras no Grau de Cavaleiro, e três subidas de Grau a Cavaleiro Dinástico (Cavaleiros que cumpriram os requisitos para aquele Grau, após cerca de dois anos de ingresso na Ordem).
Estiveram presentes, além do Grão-Mestre da Ordem Sr. Dom Pedro VI Duque de Loulé, que celebrou as investiduras de Grau aos Cavaleiros Dinásticos, várias Damas e Cavaleiros, assim como sete convidados.
Após a celebração, decorreu uma almoço de convívio num lindíssimo restaurante à beira Tejo, onde antes da refeição foram efectuadas provas de vinhos e azeites da região.



Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria - Cerimónia de Investidura
Jornal Online Vila de Rei
No passado dia 19 de Junho, reuniram-se na capela de Nª Sra. da Guia, Cascais, algumas Damas e Cavaleiros da Ordem Dinástica de São Nuno de Santa Maria para, em conjunto com alguns convidados, celebrarem a elevação com outorga de Grau de alguns membros.
A "outorga da Grau" é uma das cerimónias mais significativas da Ordem Dinástica de S. Nuno de Santa Maria.
Sendo este um momento de entrada de facto na Instituição daqueles que, após a sua investidura, cumpriram o percurso exigido, é também o acto de apresentação formal e de integração da Damas e dos Cavaleiros (a partir da outorga, Damas e Cavaleiros Dinásticos) na Ordem, aos quais, através da imposição da condecoração e das insígnias representativas do Grau, é concomitantemente transmitida a responsabilidade que tal aceitação representa.
Durante a celebração religiosa, conduzida como sempre pelo Rev. Padre Delmar Barreiros, Capelão-Mor da Ordem, foram entregues aos membros agora elevados, as respectivas veneras, insígnias e certificados, pelo Grão-Mestre da Ordem, Sr. Dom Pedro, Duque de Loulé, coadjuvado pelo Chanceler-Mor, Sr. Dom Pedro de Noronha, Conde de Mahém.
Os membros e respectivos convidados seguiram depois para o Palácio Seixas, Messe de Oficiais da Marinha, Cascais, onde foi servido um jantar de cerimónia.
Em princípio, a próxima celebração da Ordem Dinástica de S. Nuno de Santa Maria, está prevista para Novembro, em local a anunciar.
Os Cavaleiros do Templo,
por Joaquim Vitorino
Jornal Online Vila de Rei
Recentemente, assinalou-se os 700 anos sobre a data do processo que levou à extinção da célebre Ordem dos Templários (Ordem do Templo), cuja natureza e ação tem motivado um mar imenso de literatura de ficção, e também alimentado inúmeros filmes.
Aquela que viria a ter um fim trágico 196 anos após o seu nascimento, foi fundada em França (região de Champagne) no ano de 1120 quando da realização do Concílio de Nablus, tendo como objetivo proteger os movimentos de peregrinação aos lugares santos do Cristianismo no médio oriente, que estavam sob a ameaça do poderio crescente da confissão islâmica.

D. Nuno de Álvares Pereira após a Batalha de Aljubarrota
Ilustração do mestre Carlos Alberto dos Santos
.jpg)
Sou Português
Enviado pelo nosso Cavaleiro João da Mata Gomes, a quem agradecemos a contribuição
SOU PORTUGUÊS!
"Se lutas, podes perder; se não lutas, estás perdido".
"Para que ninguém tenha de sofrer o que eu sofri", disse Nuno Álvares aquando da construção da ermida.
E para que mais ninguém tenha que sofrer o que aqueles homens sofreram naquela tarde, em Aljubarrota, para que nós hoje digamos "Sou Português", lembrem-se do seu exemplo, movidos apenas por amor a esta Pátria.